SmartFAQ is developed by The SmartFactory (http://www.smartfactory.ca), a division of InBox Solutions (http://www.inboxsolutions.net)
Ajuda > Como realizar pesquisa

Ajuda


 Categoria Disponíveis
Informações relacionadas a esta Categoria.
Categorias Disponível Últimas Publicações
 Como realizar pesquisa
5 Minha pesquisa não encontrou nenhuma resposta. Co...

 Disponível
Perguntas publicadas nesta categoria.

A busca simples utiliza palavras-chave para pesquisar o conteúdo do acervo. As palavras-chave são pesquisadas no conteúdo textual de todos os campos da ficha descritiva. Não existe limite de palavras-chave a serem utilizadas. O sistema não faz diferença entre caracteres maiúsculos e minúsculos ou caracteres acentuados. Por exemplo: a utilização dos termos “História” ou “historia” irá retornar os mesmos resultados.

A busca simples é indicada para usuários que não possuem necessidades muito específicas de informação. Através da correta escolha de termos para pesquisa, pode-se localizar informações e/ou documentos com grande agilidade. Sugere-se a utilização da técnica de refinamento sucessivo de pesquisas, ou seja, inicia-se a busca com um pequeno conjunto de termos (em geral dois ou três termos). Caso o resultado não seja satisfatório, novos termos devem ser adicionados a busca para permitir o refinamento das respostas.

  Imprima a Pergunta Enviar Pergunta


A busca detalhada utiliza palavras-chave da mesma forma que a busca simples, porém permite detalhar em quais áreas do sistema a busca deverá ser realizada.

A busca detalhada pode ser acessada através do link “pesquisa detalhada” localizada na parte superior da tela (próximo a caixa de texto da busca simples).



A pesquisa pode ser realizada através de todas as telas do sistema. Na parte superior da tela, a caixa de texto intitulada “Pesquisa” permite realizar a busca através de palavras-chave.

O sistema permite realizar as pesquisas utilizando três níveis:
1)Busca simples: através de palavras-chave;
2)Busca detalhada: através de palavras-chave em determinados conteúdos;
3)Busca avançada: combina busca através de palavras-chave com valores específicos para determinados campos.

  Imprima a Pergunta Enviar Pergunta


A busca avançada é específica para cada módulo do sistema e permite combinar a busca através de palavras-chave com valores específicos para determinados campos.

Por exemplo: pode-se buscar o termo “belo horizonte” no período compreendido entre 1960 e 1970.

A busca avançada pode ser acessada através do link “pesquisa avançada” localizada na tela da busca detalhada. Nesta tela, os módulos que possuem busca avançada apresentam um link à direita do nome.

Os resultados da busca avançada podem ser ordenados de acordo com critérios definidos pelo usuário. Os campos utilizados para esta função encontram-se no final do formulário da busca avançada.

A busca avançada é indicada para usuários que possuem necessidades bastante específicas. Através da combinação dos campos do formulário de pesquisa pode-se formular pesquisas bastante sofisticadas.



Segue abaixo algumas dicas:

1)Certifique-se de que todas as palavras estejam escritas corretamente. O sistema não utiliza técnicas de processamento de texto (ex.: eliminação de plurais) ou distância de edição. Porém, o sistema não faz diferença entre caracteres maiúsculos e minúsculos ou caracteres acentuados;
2)Tente palavras-chave diferentes. Procure utilizar sinônimos ou termos relacionados ao assunto desejado;
3)Tente palavras-chave mais genéricas;
4)Se você estiver utilizando a busca detalhada, realize a mesma pesquisa utilizando a busca simples (ou a busca avançada se for o caso);
5)Se você estiver utilizando a busca avançada, realize a mesma pesquisa utilizando a busca simples. A informação procurada pode existir em outra área do sistema.


Bertholdo © 2009